Добавить новость
103news.com
World News
Август
2025

CNI rebate acusações dos EUA e pede participação em audiência sobre investigação comercial contra o Brasil

0

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) solicitou participação na audiência pública que integra a investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil, sob acusação de práticas comerciais desleais. O pedido foi enviado ao Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR sigla em inglês), órgão responsável pelo processo.

No mesmo documento, a CNI apresentou defesa formal contra as acusações, afirmando que elas são infundadas e carecem de base legal ou factual para justificar quaisquer sanções. A íntegra do comunicado da confederação está disponível ao fim da reportagem.

A audiência está marcada para 3 de setembro e faz parte de uma investigação conduzida com base na Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana, aberta em julho deste ano por determinação do presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

Para representar a instituição no encontro, a CNI designou o embaixador e ex-diretor da OMC, Roberto Azevêdo, e solicitou o direito de manifestação presencial. A confederação protocolou manifestações formais assinadas pelo presidente da entidade, Ricardo Alban, nas quais rebate ponto a ponto as alegações do USTR, incluindo:

  • Supostas restrições ao comércio digital;
  • Favorecimento ao sistema de pagamentos Pix;
  • Aplicação insuficiente de leis anticorrupção;
  • Fragilidade na proteção à propriedade intelectual;
  • Tarifas discriminatórias;
  • Falhas no controle do desmatamento ilegal.

A entidade defende que o Brasil mantém respeito aos acordos internacionais, assegura um ambiente competitivo e adota medidas compatíveis com as regras da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização Mundial do Comércio (OMC). A CNI ainda ressalta que o comércio bilateral é equilibrado e vantajoso, com os EUA registrando superávit e mais de 70% de suas exportações entrando no Brasil sem tarifas.

Resposta do governo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou resposta oficial aos Estados Unidos, afirmando que o Pix é um instrumento voltado à segurança do sistema financeiro e não discrimina empresas estrangeiras.

O documento, assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, possui 91 páginas e reafirma que o Brasil mantém boas práticas comerciais, sem adotar medidas restritivas ou discriminatórias contra os EUA. O texto questiona ainda a legitimidade da investigação do USTR, alegando ausência de base jurídica ou factual para as acusações do governo Trump.

“O Brasil reitera que não reconhece a legitimidade de instrumentos unilaterais como a Seção 301, que são inconsistentes com as regras e o sistema de solução de controvérsias da OMC. A participação brasileira no processo se dá em espírito de diálogo e de esclarecimento de fatos, não constituindo reconhecimento da validade ou jurisdição do procedimento”, diz o Itamaraty em nota.

Entenda a investigação

O USTR é um órgão do governo dos Estados Unidos responsável por conduzir a política comercial externa do país, sem equivalente direto no Brasil. A investigação contra o Brasil é baseada na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, que permite:

  • Investigar e punir práticas comerciais estrangeiras consideradas injustas, prejudicando exportações americanas;
  • Autorizar tarifas adicionais ou suspensão de benefícios comerciais, mesmo em descompasso com decisões da OMC;
  • Servir como justificativa legal para imposição de medidas comerciais, incluindo sanções, como já ocorreu contra a China e a União Europeia.

Na prática, a investigação busca pressionar o Brasil a alterar políticas comerciais sob ameaça de sanções econômicas, especialmente em setores como comércio digital, pagamentos e propriedade intelectual.

Leia a íntegra do documento do CNI

Leia também

Saiba como agiam empresas que fraudaram licitações em Caçu

O post CNI rebate acusações dos EUA e pede participação em audiência sobre investigação comercial contra o Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.







Губернаторы России





Губернаторы России

103news.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.

Moscow.media


103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости




Спорт в России и мире



Новости Крыма на Sevpoisk.ru




Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России