Добавить новость
103news.com
World News
Октябрь
2025

Paloma sangrou até a morte porque médicos de hospital católico imaginavam que ela tinha feito um aborto

0
Paloma Alves Moura

Por Emanuelle Goes, do Portal Catarinas

Das imagens que vemos em filmes ou nos livros que lemos, quando uma mulher realiza um aborto e chega com sangramento no hospital, a cena costuma ser a mesma: ela abandonada em uma maca ou em um canto qualquer, sangrando até morrer.

Essa poderia ser uma cena de ficção, mas com certeza foi o cenário da morte de Paloma Alves Moura, uma mulher negra de 46 anos, que deu entrada em um hospital com muita dor e sangramento intenso.

“Ao longo do dia, foram usados mais de três lençóis, todos completamente encharcados de sangue” relatou a acompanhante. Sem atendimento adequado e oportuno correspondente à gravidade de sua situação, Paloma teve uma parada cardíaca e morreu no mesmo dia.

Apesar do enquadramento elaborado pelo pré-julgamento dos profissionais de saúde, ela não estava grávida, logo não poderia ter realizado um aborto.

E se fosse uma hemorragia por aborto induzido? Da mesma forma, os profissionais não deveriam julgar e punir, e sim cuidar, seguir com condutas médicas para salvar vidas porque esse é o exercício da profissão.

A moralidade que se estabelece nos serviços de saúde tem base nas discriminações explícitas e implícitas que julgam e punem, muitas pessoas morrem por isso. Um corpo negro que sangra entre as pernas sempre pode esperar: “ela aguenta”. “Suportar mais um pouquinho” é a máxima.

Sabe-se que em uma situação de quadro hemorrágico, o tempo é crucial e a demora no atendimento coloca as mulheres e outras pessoas que gestam em risco de agravamento do quadro de saúde, consequentemente de morte materna e outras mortes relacionadas.

O motivo da procura de Paloma pelo serviço de saúde foi a endometriose, que tem como um dos principais danos o sangramento vaginal intenso, além de dores consideradas incapacitantes. Estima-se que 8 milhões de mulheres enfrentam endometriose no Brasil. Os diagnósticos no país têm aumentado 76% desde 2022.

Em 2024 , foram mais de 18 mil internações; dessas, 13,6% precisaram de atendimento de urgência, e foram registrados 29 óbitos com o diagnóstico da doença. Sabemos que o crescimento dos casos de endometriose é uma realidade no Brasil e em outros países, mas isso é assunto para outro texto.

O sangramento vaginal é um dos principais motivos de mulheres procurarem um hospital por consequência de um aborto induzido ou mesmo aborto espontâneo. O estudo GravSus, pesquisa da minha tese de doutorado — um estudo multicêntrico realizado em três capitais do Nordeste brasileiro: Salvador (Bahia), Recife (Pernambuco) e São Luís (Maranhão) — aponta que mais de 50% das mulheres foram procurar atendimento por causa desse sintoma. A morte materna em decorrência do aborto está associada principalmente ao retardo no atendimento, pois foi identificado a demora dos profissionais dos serviços em diagnosticar e tratar as complicações no tempo oportuno.

O estigma e a criminalização, penal e moral, do aborto fazem com que mulheres e pessoas com útero morram em consequência do pré-julgamento de profissionais nos serviços de saúde, seguida de uma tomada de decisão baseada no deixar viver, deixar morrer.

É neste contexto que a história de Paloma se enquadra. A suspeita de que ela teria realizado um aborto fez com que ela enfrentasse os mesmos retardos e negligências vividos por mulheres que chegam aos serviços de saúde em situação de abortamento, principalmente as mulheres negras. Neste caso, temos a sinergia entre o estigma do aborto e o racismo institucional.

A moral, a criminalização e o estigma do aborto contaminam os serviços assim como autorizam os profissionais de saúde a adotarem condutas que colocam em risco a vida das mulheres e de pessoas com útero.

Indo além, a morte de Paloma também é uma manifestação do racismo obstétrico, pois são as mulheres negras a mais acusadas de provocar aborto. Justamente por isso, por medo de serem maltratadas, demoram a procurar os serviços já que demoram mais tempo para serem atendidas. São elas as que mais aguardam por vaga no leito e são as menos conduzidas para serviços de alta complexidade, peregrinando mais na busca por atendimento.

Paloma morreu de morte materna, mas não estava grávida. A moralidade a matou. A negligência e a desimportância pela vida das mulheres a mataram. Parir, abortar, ou simplesmente sangrar por outros motivos.

A morte de Paloma escapa daquilo que chamamos de morte materna evitável, foi muito mais que isso. Foi o resultado de uma sociedade refletida nos serviços de saúde, no atendimento médico: o espelho do patriarcado em combinação com o dispositivo de racialidade.

O post Paloma sangrou até a morte porque médicos de hospital católico imaginavam que ela tinha feito um aborto apareceu primeiro em Pragmatismo Político.







Губернаторы России





Губернаторы России

103news.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.

Moscow.media


103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости




Спорт в России и мире



Новости Крыма на Sevpoisk.ru




Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России