Lista de 8 nomes pode conter o candidato do PT a governador de Goiás
O Jornal Opção conversou com quatro petistas na semana passada — dois presencialmente e dois por telefone. Os quatro com presença sólida no partido há anos.
O que se vai escrever a seguir é a interpretação deles a respeito de quem deve ser o candidato a governador de Goiás pelo PT ou apoiado pelo PT.
O PT avalia que oito políticos têm condições de representá-lo e criar um palanque sólido em Goiás para a reeleição do presidente Lula da Silva.
A lista a seguir, sugerida pelos quatro petistas, está disposta em ordem alfabética, e não de importância política.
1
Edward Madureira — Vereador em Goiânia, eleito com uma votação expressiva. Foi reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e é visto como um gestor experimentado e tem presença na sociedade. Ele planeja ser candidato a deputado federal, mas, se pressionado, pode disputar o governo. Sobretudo se firmarem um acordo de que será candidato a prefeito de Goiânia em 2028. Tem o 13 estampado na testa.
2
Gilvane Felipe — O presidente do Iphan em Goiás é um político articulado e tem discurso afiado. Mas não tem o 13 estampado na testa. Sua história política passa pelo PC do B e pelo Cidadania. É ligado à deputada federal Adriana Accorsi, presidente estadual do PT.
3
Iure de Castro Silva — O procurador da Assembleia Legislativa é líder do Cidadania. É próximo do PT, mas não tem o 13 estampado na testa.
4
Jerônimo Rodrigues — É do PT. Portanto, tem o 13 estampado na testa. Mas é pouco conhecido na sociedade.
5
José Eliton — Foi governador de Goiás e, mais recentemente, se aproximou do PT, sobretudo pelas mãos de Olavo Noleto e do deputado federal Rubens Otoni. Não tem o 13 estampado na testa. Mas o fato de ser de centro-esquerda agrada setores do petismo.
6
Luís César Bueno — O professor foi vereador e deputado estadual várias vezes, e sempre pelo PT. É um dos históricos do partido em Goiás. Tem, portanto, o 13 estampado na testa. É cotado também para senador.
7
Marina Sant’Anna — Foi vereadora, deputada e candidata a governadora pelo PT. É uma das figuras históricas do partido. Assim, tem o 13 estampado na testa e é bem articulada.
8
Valério Luiz — O advogado é um político jovem e articulado. Seu discurso é afiado. Tem o 13 estampado na testa, mas não tão fortemente quanto Marina Sant’Anna, Luis Cesar Bueno e Edward Madureira.
Os oito nomes são os que estão “inscritos” para o debate do PT. Com a ressalva de que um dos entrevistados disse que Marina Sant’Anna, ainda que cotada e ter forte identificação com o PT, não teria topado ser candidata.
O nome da vereadora Kátia Maria não figura na lista, mas é vista como um bom nome, com forte identificação com o PT. Também é dona de um discurso afiado.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, disse a petistas que pesquisas registram que o partido está forte em Goiás, sobretudo nas maiores cidades.
A tese da cúpula nacional é que o candidato a governador pelo PT ou apoiado pelo PT tem a missão de “puxar” a candidatura do presidente Lula da Silva e, ao mesmo tempo, sua campanha e a campanha dos candidatos a deputado estadual e federal. “Não deu certo a formatação de uma frente política [com Marconi Perillo, frise-se]. Então, é melhor lançar um candidato nosso. De que adianta lançar José Eliton, se ele não tem expressão política em nível estadual. Ele não foi eleito governador. Assumiu o governo porque era vice de Marconi Perillo”, afirma um petista.
De acordo com outro petista, ao fazer opção pela direita, Marconi Perillo não quis compor com o PT. Porém, de maneira astuta, “colocou” a vereadora Aava Santiago no PSB com o objetivo de retirar o partido da base do pré-candidato do MDB a governador, Daniel Vilela, quanto da base petista em Goiás. “Aava Santiago pode até apoiar Lula, o que nos agrada, mas dificilmente apoiará o candidato do PT ou apoiado pelo PT a governador.” Ele desconfia também das intenções de José Eliton: “Não dá para acreditar que se desvinculou de Marconi. Na minha opinião, Marconi, Aava e Zé Eliton fazem parte do mesmo projeto”.
Um petista mais jovem e radical sugere que “Aava Santiago é um cavalo de Tróia que Marconi Perillo introduziu no PSB. O PT equivocou-se ao tentar se aproximar de Marconi Perillo, que, de uma hora para outra, adotou um discurso de direita e contra Lula. Agora, com Aava no PSB, o tucano quer, tão-somente, apropriar de votos de parte da esquerda”.
Os nomes citados na lista — exceto o de Marina Sant’Anna, que, porém, continua cotada — estão pré-inscritos como possíveis candidatos a governador pelo PT ou bancados pelo PT. (E.F.B.)
O post Lista de 8 nomes pode conter o candidato do PT a governador de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.
