Добавить новость
103news.com
World News
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29
30
31

Goiás registra 99 casos de recuperação judicial em 2025 e ocupa 2º lugar no ranking nacional

0

Segundo dados recentes divulgados pelo Serasa, Goiás encerrou o ano de 2025 com 99 casos de recuperação judicial, ficando atrás apenas do Mato Grosso, que lidera o ranking nacional com 115 registros. Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, o advogado empresarial Eliseu Silveira, especialista em reestruturação e recuperação judicial, detalhou, nesta terça-feira, 27, o cenário preocupante das empresas goianas que recorreram à Justiça para tentar sobreviver à crise financeira.

O advogado empresarial Eliseu Silveira, especialista em reestruturação e recuperação judicial | Foto: Divulgação

Silveira explica que a recuperação judicial é um mecanismo legal criado para dar fôlego às empresas viáveis que enfrentam dificuldades financeiras. “Antigamente se chamava concordata e desde 2005 passou a se chamar recuperação judicial. Na prática, o devedor ingressa na Justiça apresentando todas as dívidas e credores, pedindo ao juiz um prazo para reorganizar sua vida financeira”, afirma.

O processo garante 180 dias de suspensão das cobranças, prorrogáveis por mais 180, funcionando como uma espécie de carência. Nesse período, a empresa deve apresentar um plano de pagamento aos credores, que votam em assembleia para aprovar ou rejeitar a proposta. “É como uma assembleia de condomínio: os credores levantam a mão e decidem se aceitam ou não o plano”, compara o advogado.

De acordo com Silveira, o principal fator que levou ao aumento dos pedidos de recuperação judicial foi a escalada dos juros. “Já houve época em que o produtor rural pegava crédito subsidiado pelo governo a meio por cento ao mês. Em 2022, a taxa básica de juros chegou a 2% ao ano. Hoje, estamos falando de 15%, o que torna os empréstimos impagáveis”, explica.

Ele lembra que, até poucos anos atrás, produtores conseguiam se alavancar com crédito barato, investindo em grandes safras e obtendo lucro. “O problema é que, com a alta dos juros, o dinheiro sumiu. O produtor que pegava R$ 1 milhão para plantar, no final do ano não conseguia mais pagar, porque a dívida cresceu muito rápido”, afirma.

Especificidades de Goiás

Embora o problema seja nacional, Goiás enfrenta agravantes locais. O estado é um dos maiores produtores de soja e milho do país, com alta produtividade por hectare. Isso torna os impactos financeiros ainda mais intensos. Além disso, fatores climáticos têm contribuído para a crise. “Ano passado tivemos pouca chuva, e em outros anos enfrentamos pragas como gafanhotos. O agronegócio goiano é fértil, mas também muito exposto a riscos da natureza”, ressalta Silveira.

A crise do crédito

Outro gargalo apontado pelo advogado é o fechamento das portas para novos financiamentos. “Hoje não existe mais acesso ao crédito. As instituições financeiras não estão liberando dinheiro para o produtor rural. Isso agrava ainda mais a situação, porque sem crédito não há como investir na produção”, afirma.

Ranking nacional

Inicialmente, Goiás aparecia como líder em número de recuperações judiciais, mas a atualização dos dados de novembro e dezembro mostrou que o estado ficou em segundo lugar. “Mato Grosso encerrou 2025 com 115 casos, enquanto Goiás registrou 99. A maioria é de produtores rurais”, explica Silveira.

Crise estrutural

Segundo Eliseu, o cenário revela uma crise estrutural no agronegócio e nas empresas goianas, marcada por juros altos, falta de crédito e impactos climáticos. A recuperação judicial surge como uma tentativa de sobrevivência, mas, segundo o especialista, não resolve o problema de fundo, que é o custo do dinheiro no Brasil.

“Todo mundo trabalhava alavancado, com capital do banco. Só que o juro ficou caro e as parcelas deixaram de ser viáveis. A conta chegou em 2025 e 2026”, conclui Eliseu Silveira.

Leia também:

STJ decide que construtoras só podem ficar com até 25% em caso de desistência de compra de imóvel

Ifag afirma que pavimentação da GO-178 avança apesar de paralisação judicial e chuvas acima da média

Nutricionista detalha os cuidados com as dietas restritivas de início de ano

O post Goiás registra 99 casos de recuperação judicial em 2025 e ocupa 2º lugar no ranking nacional apareceu primeiro em Jornal Opção.







Губернаторы России





Губернаторы России

103news.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.

Moscow.media


103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости




Спорт в России и мире



Новости Крыма на Sevpoisk.ru




Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России