Добавить новость
103news.com
World News in Portuguese
Август
2025

Conselho de Saúde se posiciona contra terceirização do Samu em Goiânia

0

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Goiânia se posicionou contra qualquer forma de terceirização ou gestão indireta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo o presidente da entidade, Venerando Lemes de Jesus, há uma articulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para a criação de um consórcio regional. Anteriormente, a gestão do ex-prefeito Rogério Cruz (SD) também tentou alterar o modelo de gestão das ambulâncias.

De acordo com Venerando, o possível modelo de consórcio representa, na prática, uma terceirização disfarçada, além de descaracterizar o caráter público e municipal do serviço. “Esse consórcio faria com que o SAMU deixasse de ser de Goiânia para se tornar regional, atendendo vários municípios, o que nós não aceitamos”, afirmou ao Jornal Opção. Ele reforçou que a capital possui capacidade técnica e populacional para manter o seu próprio SAMU.

Embora não haja proposta oficial protocolada na instância municipal, Venerando informou que as discussões sobre o consórcio já avançam dentro da SES e foram levadas ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). “Nada chegou oficialmente ao nosso Conselho. Mas já houve reuniões sobre o assunto e conversas adiantadas dentro da Secretaria de Estado da Saúde”, destacou.

Lemes relembrou ainda que essa não é a primeira tentativa de mudar o modelo de gestão. “Na gestão anterior, quando o secretário era o Wilson Pollara, tentaram terceirizar ambulâncias, condutores e médicos, como se fosse uma empresa prestando esse serviço. Nós, de pronto, negamos e não aceitamos”, disse.

Ele relatou também que, por má gestão, a cidade chegou a informar dados falsos ao Ministério da Saúde (MS), como ambulâncias sucateadas constando como operacionais, o que prejudicou o repasse de recursos e o envio de novos veículos. Com a intervenção de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO), além do apoio de entidades e do próprio Conselho, o processo foi barrado à época.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (SindSaúde), Neia Aparecida, também se manifestou contra a proposta. “O que a gente precisa saber é: por que o município não está atendendo essas exigências e está fazendo a opção por terceirizar?”, questionou.

A resolução aprovada pelo CMS recomenda formalmente que o prefeito Sandro Mabel (UB) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) rejeitem qualquer proposta de consórcio ou terceirização do SAMU, reforcem a gestão pública direta com recursos orçamentários suficientes e invistam na valorização dos servidores, por meio de concursos públicos, planos de carreira e melhorias nas condições de trabalho.

Consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Centro-Norte (Cisceno) foi criado em janeiro deste ano para assumir a gestão regionalizada do SAMU. O consórcio visa agilizar o atendimento de urgência e emergência por meio de cooperação entre os municípios.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, o novo modelo permitirá descentralizar o atendimento, otimizar custos e fortalecer a rede hospitalar regional como referência em urgência e emergência. O investimento inicial foi de R$ 25 milhões e prevê a integração entre centrais de emergência e a estruturação da rede com 41 Unidades de Suporte Básico (USBs), 12 Unidades de Suporte Avançado (USAs), central de regulação e veículos de emergência.

O Jornal Opção entrou em contato com a SES a respeito de um posicionamento sobre os planos do consórcio para o SAMU de Goiânia e aguarda uma resposta.

Leia também:

Caiado articula ampliação de consórcio regional para gestão do Samu em Goiás

Governo de Goiás promove campanha Agosto Branco contra câncer de pulmão

O post Conselho de Saúde se posiciona contra terceirização do Samu em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.







Губернаторы России





Губернаторы России

103news.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.

Moscow.media


103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости




Спорт в России и мире



Новости Крыма на Sevpoisk.ru




Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России