Investimento em segurança cresce 11,3% e coloca Goiás entre os líderes do país
Uma política de segurança pública mais baseada em policiamento ostensivo e investimentos em armas e equipamentos tem feito a despesa estadual nessa área crescer a taxas mais altas do que dos gastos em educação ou em saúde na maior parte dos Estados, no decorrer deste ano.
Esse aumento nos gastos em segurança pública aconteceu em 18 Estados, considerando despesas liquidadas de janeiro a outubro de 2025, segundo dados do Tesouro Nacional. Os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Roraima investiram mais em segurança do que outros campos como saúde e educação.
O estado de Goiás aumentou em 11,3% os investimentos em segurança pública e está entre os dez estados que mais tiveram gastos nessa área. O Rio de Janeiro puxa a fila com um aumento de 20,9%, seguido do Rio Grande do Sul (18,1%), Alagoas (18%), Amapá (17,4%), Mato Grosso do Sul (13,8%), Rondônia (13,6%), Piauí (12,2%) e Paraná (12%).
Em quatro Estados os gastos com segurança superam a soma em saúde e educação: Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Em outros dois, o gasto com segurança é maior do que os realizados na área da educação no Paraná e em Roraima.
No agregado de 26 Estados e DF, em dados acumulados de janeiro a outubro, o gasto com segurança cresce 4,8% acima da inflação, enquanto o da educação avança 1,5% e o da saúde, 4,1%.
Os dados mostram que os gastos com educação e saúde ainda são as maiores despesas dos Estados. Educação representa 16,5% da despesa total. Saúde fica com 12,5%. Segurança responde por cerca de 9,5%.
Segundo os especialistas, o gasto crescente com segurança está ligado à opção de política mais ostensiva, mais repressiva, baseada em policiamento, o que eleva a despesa na área. A política amplia o registro de crimes, o que exige mais policiamento e repressão.
Leia também:
“O programa social mais importante hoje é o combate ao crime”, diz Caiado
Operação Cifra Vermelha: Comando Vermelho usava filhos de 12 e 14 anos para lavar dinheiro em Goiás
O post Investimento em segurança cresce 11,3% e coloca Goiás entre os líderes do país apareceu primeiro em Jornal Opção.
