Добавить новость
103news.com
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Saiba como é estudar na 1ª graduação de IA no Brasil

0

Desde 2020, a Universidade Federal de Goiás (UFG) oferta o Bacharelado em Inteligência Artificial. Essa graduação é a primeira focada em IA do Brasil e, possui, nota de corte maior que Medicina. A alta procura pelo curso e demanda crescente do mercado gerou o interesse de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Para esse ano de 2026, cerca de 40 universidades públicas deverão oferecer a graduação

Na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para entrar no curso na UFG a nota foi de 808,57 – enquanto para Medicina o candidato precisava de 796,99 pontos no Enem. A concorrência é grande e os quatro anos de estudos, pesados, mas nenhum dos dois fatores espantam os alunos, que ingressam no curso.

A acadêmica, Fernanda Bufon é exemplo disso! Ela se forma daqui 12 dias e está em contagem regressiva. Ainda mais porque precisou estudar redobrado para conseguir realizar o sonho de se tornar profissional na área da Inteligência Artificial.

Fernanda Bufon na Campus Party | Foto: Arquivo Pessoal

“Agora que estou me formando, pretendo entrar no mestrado e continuar na área de pesquisa. Quero publicar mais artigos e explorar novas áreas – principalmente, a área de modelos multimodais generativos, que conseguem interpretar e criar imagens e vídeos”, disse em entrevista ao Jornal Opção.

Segundo Fernanda Bufon, antes de entrar no curso não tinha condições de pagar um cursinho presencial, por isso decidiu se matricular em um on-line. “Tive que conciliar as aulas on-line da escola com as aulas on-line do cursinho. Comecei a estudar em julho de 2021, estudando para a escola de manhã, trabalhando como designer de tarde e fazendo as aulas do cursinho de noite”, contextualiza.

De acordo com a acadêmica de 22 anos, natural de Luziânia-GO, não é fácil passar no curso de IA da UFG. “Você tem que ter uma nota muito alta em matemática. Na época, a nota de corte era bem menor que a nota atual”, afirma.

No último semestre de 2025, Fernanda Bufon participou de um intercâmbio na Universidade da Flórida promovido pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) e pelo Centro de Competência EMBRAPII em Tecnologias Imersivas (AKCIT). Lá a estudante atuou como pesquisadora em projetos de ponta na área de IA aplicada a realidade virtual e ambientes imersivos.

Comissão de Inteligência Artificial

Para a reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) é um marco para a universidade e tem reconhecimento internacional. Isso graças a alta competência dos professores, técnicos administrativos e estudantes da UFG, que atuam lá.

“A Inteligência Artificial hoje está presente em diferentes áreas do conhecimento e a gente precisa utilizar esse potencial de forma a trazer benefícios para a formação dos estudantes como profissionais no mercado”, afirma.

Turma de IA da UFG | Foto: Arquivo Pessoal

Sandramara diz que a proposta é criar uma comissão permanente relativa à inteligência artificial. “A ideia é criar essa comissão para discutir, para acompanhar, para propor ações e analisar os impactos da IA, tanto no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação”, complementa.

A comissão servirá para estabelecer diretrizes para o uso responsável dessas tecnologias explica a reitora. “Acho que a universidade tem um papel importante nesse contexto como uma instituição formadora e que desenvolve pesquisa”.

Histórico do curso

Em 2020 o Conselho Universitário da UFG aprovou a criação do curso de IA. As aulas são ministrada desde então, no Instituto de Informática (INF), Câmpus Samambaia, em Goiânia – unidade acadêmica que já é referência nacional em ensino e pesquisa nessa área.

O professora do INF, Telma Soares, em entrevista ao Jornal Opção disse que a criação do curso foi uma resposta ao mercado, que já sentia os efeitos do boom que as IAs teriam nos próximos anos. A doutora em Ciências da Computação e diretora-executiva do CEIA explica que além da alta procura pelo curso, o índice de desistência é muito baixo, gira em torno de 2%. E, cada vez mais estão vindo alunos de outros estados.  

Telma Soares é a diretora-executiva do CEIA | Foto: Arquivo Pessoal

“A gente vê alunos que são da Bahia, do Rio Grande do Sul, de Roraima, Acre. Ou seja, de vários estados do Brasil, inclusive, estados distantes que vieram para fazer a graduação aqui em Goiás”, afirma Telma Soares.

Sobre o fato da UFG ter sido pioneira em ofertar o curso, a professora Telma Soares contextualiza que outras faculdades também buscaram junto ao MEC a aprovação do bacharelado em IA. “Serão 40 novos cursos começando agora para 2026, que foram aprovados, pelo MEC em 2025”.

Ser mulher nesse cenário da IA

A primeira mulher do Brasil a se formar nesse curso foi a Heloisy Pereira Rodrigues. A entrada de novas mulheres na graduação tem sido gradual. Atualmente, o percentual de entrada tem sido 8%.  

Heloisy Pereira Rodrigues | Foto: Divulgação/UFG

“O número de homens e mulheres, infelizmente, ainda segue o padrão da área de tecnologia. A computação ainda é vista como uma área masculina pela sociedade, e isso reflete também no curso de IA. Da minha turma, de 30 pessoas, apenas sete são mulheres”, explica Fernanda Bufon.

“Como o professor Anderson, um dos fundadores do Bacharelado em IA sempre diz, ‘quem não é visto não é lembrado’. Sinto que somos uma turma que procura sempre ser vista e lembrada – seja por notas, projetos ou ideias”, afirma Fernanda.

O perfil dos alunos que cursam IA é um pouco diferente do estereótipo que muita gente tem de um aluno de Computação. “Os alunos de IA são, em sua maioria, comunicativos, curiosos, engajados e participativos”. Ela complementa que desde o 1º semestre eles são obrigados a saírem da nossa zona de conforto. Fazem apresentações, aprenderem a se comunicarem e a trabalharem em equipe.

Quase 90% dos discentes são homens | Foto: Sabura Filmes

Leia também:

Como a UFG conquistou o mundo da Inteligência Artificial com supercomputadores e parceria com o Google

Goiás e UFG firmam parceria de quase 1 milhão para aplicar IA em políticas públicas

O post Saiba como é estudar na 1ª graduação de IA no Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.







Губернаторы России





Губернаторы России

103news.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.

Moscow.media


103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости




Спорт в России и мире



Новости Крыма на Sevpoisk.ru




Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России