Добавить новость
103news.com
World News in Portuguese
Январь
2026
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24
25
26
27
28
29
30
31

A ilusão da tela escura

0

O ocidente adora conclusões rápidas. Quando as telas das tvs e celulares já não mostram mais as imagens de milhares de pessoas protestando nas ruas de Teerã, “comentaristas” e “profundos estudiosos” do Oriente Médio se apressam em dizer e declarar que a “revolução está morta, que o regime sobreviveu e que a ordem foi restaurada.”

No entanto, eles enxergam apenas a macro imagem, mas se esquecem de observar a micro realidade. E se você se convenceu disso também, que a calmaria está de volta às ruas das cidades iranianas, é bom que saiba que as chamas dos “incêndios de janeiro de 2026” ainda não foram extintas.

O regime iraniano conseguiu, com sucesso, provocar um apagão digital em todo país. A Internet não funciona, e segundo a NetBlocks, uma ONG que se dedica ao monitoramento da cybersegurança e governança da Internet, nos quatro cantos do Irã a conectividade é praticamente zero. As plataformas de mídias sociais e os Firewalls estão todos bloqueados. Sem os vídeos virais do TikTok, o mundo ocidental processa a mensagem errônea e enganosa de que os protestos foram encerrados com sucesso pelo governo dos aiatolás, quando na verdade a revolta simplesmente passou por uma metamorfose para se tornar uma guerra de atrito que só acontece à noite, muito mais calculada, violenta e desesperadora.

Soldados da Guarda Revolucionária reprimem as manifestações
pelas rua de cidades iranianas | Foto: Reprodução

A juventude iraniana, a relutante Geração Z, não vai e não quer se render ao regime teocrático xiita. Eles sabem que não podem contar com o apoio e muito menos validação externa. Têm consciência que a mudança terá que acontecer de dentro pra fora.

É durante as madrugadas geladas, sob proteção do anonimato garantido pelas noites escuras, quando “todos os gatos são pardos” que as ruas da capital e de outras cidades são tomadas opor protestos cada vez mais violentos em que cartazes e gritos por mudanças deram lugar à uma guerra urbana de guerrilha. Há poucos dias, numa ação coordenada, todos os supermercados da rede Etka que pertence à Guarda Revolucionária, foram incendiados em Teerã. Não foi um ato de vandalismo, mas um tiro certeiro nas finanças do regime e sua autoridade. Antes um tabu, por todo país, mesquitas continuam sendo destruídas pela população enfurecida. Um ato que se tornou símbolo de resistência contra a coerção religiosa.

Os manifestantes já não fogem das milícias, e agora, enfrentam de frente, as forças paramilitares do governo de frente. E os que optam por ficar em casa também não silenciaram. Em cidades como Teerã, Shiraz e Mashhad, todas às noites, um ritual passou a acontecer: os moradores gritam das sacadas e janelas de suas casas; “Morte à Khamenei!”, desejando um fim trágico ao Líder Supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

Nos últimos dias, o movimento recebeu uma dose de adrenalina, um agente externo, único no mundo capaz de manipular alta tecnologia (sem citar nomes) conseguiu interromper a programação da tv estatal e passou a transmitir diariamente, durante horas, imagens dos protestos editados com áudios de discursos do príncipe herdeiro Reza Pahlavi. E apesar da alta restrição, nas redes sociais que a população ainda têm acesso no país, ao vivo, foram transmitidas imagens de manifestantes de dentro de suas casas celebrando os vídeos que passavam na tv e que desafiavam os aitolás. Foi através de canais indiretos que esses vídeos puderam ser exibidos em todo país, numa demonstração de que a resistência continua.

Não confunda silêncio com rendição. A geração Z do Irã sabe que este é um caminho sem volta. Rapidamente, esses jovens revolucionários tiveram que aprender a agir à espreita, longe do radar da ditadura religiosa da qual se recusam a viver. Agora, estão cientes que a mira tem que ser certeira. Sem receios e sem um dó.

E mais importante: eles perderam o medo do enfrentamento, mesmo que isso custe suas próprias vidas. O ocidente pode até estar cochilando, mas no Irã, a noite só está começando.

O post A ilusão da tela escura apareceu primeiro em Jornal Opção.







Губернаторы России





Губернаторы России

103news.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.

Moscow.media


103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости




Спорт в России и мире



Новости Крыма на Sevpoisk.ru




Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России