Elias Vaz pode trocar o PSB pelo PRD e deixar Aava Santiago na chapada
A vereadora Aava Santiago é uma política atenta e, por isso, sabe que, para eleger um deputado federal, o Partido Socialista Brasileiro precisar obter cerca de 180 mil votos no pleito do dia 4 de outubro deste ano — daqui a oito meses. É o quociente eleitoral.
Qual é o principal problema do PSB? Não tem chapa para deputado federal. O senador Jorge Kajuru não será candidato à reeleição e tampouco a deputado federal. Por enquanto, o partido só tem uma pré-candidata a deputada federal — exatamente Aava Santiago.
Há quem aposte que, por falta de estrutura político-eleitoral, se obtiver pouco mais de 30 mil votos — a maioria deles em Goiânia —, dificilmente será eleita. Porém, mesmo que seja bem votada, na faixa de 100 mil votos, pode acabar ficando fora da Câmara dos Deputados. De novo, o incontornável quociente eleitoral.
Para ser eleita, Aava Santiago precisa de votos de outros candidatos do PSB. Aí reside o problema: quais candidatos?
Por sinal, Aava Santiago teria mais chance de ser eleita deputada federal pelo PSDB. Porque trabalhariam para ela. Portanto, a ida para o PSB sugere que pode não ser candidata a deputada federal.
Para piorar as coisas, o ex-deputado federal Elias Vaz pode trocar o PSB pelo PRD. Ele perdeu a presidência do PSB para Aava Santiago, mas é a voz mais prestigiosa do partido em Goiás.
O que se comenta, na Assembleia Legislativa, é que, assim que o deputado Bruno Peixoto assumir a presidência do PRD, em março, Elias Vaz o acompanhará. Outros membros do PSB tendem a fazer o mesmo — deixando Aava Santiago sozinha. Dona de uma legenda, mas sem liderados.
O que Aava fará? Não se sabe. Pode convencer José Eliton a disputar mandato de deputado federal para ajudá-la? O ex-governador planeja ser candidato a governador pelo PSB e com o apoio do PT. O objetivo nem é ajudar Lula da Silva e o PT, e sim tentar levar a disputa do governo para o segundo turno. Para, claro, ajudar seu chefe político — Marconi Perillo.
Aava Santiago poderá vice de Marconi Perillo ou candidata a senadora? São possibilidades, mas ela afirma, sempre, que será candidata a deputada federal. (E.F.B.)
O post Elias Vaz pode trocar o PSB pelo PRD e deixar Aava Santiago na chapada apareceu primeiro em Jornal Opção.
