Anápolis registra avanço de 40,9% na leitura fluente de alunos da rede municipal
A avaliação é aplicada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, etapa considerada estratégica para a consolidação da alfabetização apresentaram avanço significativo nos índices de alfabetização, conforme resultados do mais recente teste aplicado pelo Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás). Em um ano, o percentual de alunos com leitura fluente cresceu 40,9% no primeiro ano da gestão do prefeito Márcio Corrêa.
A avaliação é aplicada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, etapa considerada estratégica para a consolidação da alfabetização. De acordo com os dados do programa, em 2024, 22% dos alunos encerraram o ano letivo com leitura fluente. Em 2025, esse índice subiu para 31%.
Também houve redução no número de estudantes com maior dificuldade de leitura. Em 2024, 4% dos alunos concluíram o 2º ano sem domínio da leitura, percentual que caiu para 2% em 2025. As avaliações são realizadas no início e no final do ano letivo, e, neste ano, a taxa de participação dos estudantes chegou a 97%.
Outro destaque foi o avanço entre os chamados leitores iniciantes — grupo que reúne estudantes em processo de alfabetização. Nesse segmento, o percentual passou de 37% para 49% ao longo de 2025.
Para a secretária municipal de Educação de Anápolis, Adriana Rocha Arantes, os resultados são reflexo do trabalho integrado das equipes pedagógicas da rede. Segundo ela, o fortalecimento da alfabetização impacta diretamente a trajetória escolar dos alunos. “Isso contribui para a redução da evasão escolar, garante maior qualidade e continuidade do ensino e evidencia um ecossistema educacional estruturado e integrado, voltado para o sucesso da educação pública de Anápolis”, afirmou.
Leia também:
Arquiteto chama atenção nas redes com proposta de corredor de pedestres em Anápolis
O post Anápolis registra avanço de 40,9% na leitura fluente de alunos da rede municipal apareceu primeiro em Jornal Opção.
