Veja como funciona a verificação de idade com selfie que as redes sociais vão exigir
Para garantir que usuários tenham a idade adequada para acessar determinados conteúdos, plataformas vão passar a exigir que eles enviem informações de idade por meio de selfie ou documentos pessoais. O aplicativo de mensagens para gamers Discord anunciou que a partir de março, será feita uma verificação quando forem alterar configurações de segurança ou acessar conteúdos sensíveis em canais e servidores.
O YouTube e a OpenAI, dona do ChatGPT, anunciaram em janeiro a adoção de um sistema de previsão que visa identificar menores de idade em todos os países e aplicar proteções adicionais. O TikTok também começou a fazer a verificação, só que até o momento apenas na Europa.
Ainda em janeiro, a plataforma de jogos Roblox passou a exigir verificação de idade para permitir o acesso ao chat. A decisão gerou protestos virtuais dentro do jogo, com “cartazes” que se tornaram memes como “Quero injustiça”.
As medidas estão sendo adotadas após vários países intensificarem as discussões sobre restringir o acesso de crianças e adolescentes a redes sociais. A Austrália, por exemplo, proibiu menores de 16 anos de acessarem serviços como Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.
Nos Estados Unidos, a Meta, dona do Instagram e do Facebook, e o Google, dono do YouTube, estão enfrentando processos sobre danos causados à saúde mental de crianças. Pela primeira vez, as empresas vão enfrentar um júri popular em um caso sobre vício em plataformas.
A OpenAI também passou a enfrentar em 2025 acusações de que o ChatGPT incentivou o suicídio de adolescentes nos Estados Unidos, em vez de adotar meios para impedir sua inteligência artificial de gerar esse tipo de conteúdo.
O Roblox é alvo de denúncias no Brasil sobre a atuação de aliciadores de menores na plataforma. Em defesa, disseram que as suas medidas de segurança vão muito além do que outras plataformas fazem.
No Brasil, plataformas deverão verificar a idade de usuários se puderem ter conteúdo impróprio para menores de 16 anos. A medida está prevista no Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), que começará a valer em março.
Como será feita a verificação de idade?
O TikTok, o ChatGPT e o YouTube usam IA para verificar como o usuário se comporta na navegação e estimar a sua faixa etária. Os serviços oferecem a verificação para permitir a recuperação da conta por adultos identificados, por engano como menores de idade.
O Roblox e o Discord diferentemente fazem a verificação quando os usuários tentam acessar recursos, que possam colocar a segurança em risco.
As plataformas costumam aceitar como meios de verificação a selfie para estimar a idade, a autorização por cartão de crédito para comprovar maioridade, sem cobrança e o documento de identidade para confirmar a data de nascimento.
O Roblox e o ChatGPT usam uma ferramenta da empresa americana Persona. O TikTok usa a da britânica Yoti, a mesma usada em alguns países por Instagram e Facebook. O Discord, por sua vez, adotou o mecanismo da singapurense k-ID.
A Persona explica que sua ferramenta usa algoritmos que analisam características do rosto, como a distância entre os olhos e o formato do nariz, para comparar a selfie com a foto de um documento de identidade.
A Yoti transforma cada ponto da selfie do usuário em um valor numérico. Uma IA treinada com milhões de imagens de rostos para identificar padrões de idade analisa esses valores e, então, gera uma estimativa de idade.
Como a estimativa tem uma margem de erro, a empresa pode exigir uma verificação adicional com um documento se a idade estiver abaixo do nível mínimo de segurança definido pela plataforma.
Leia também:
Rolagem infinita do TikTok pode causar declínio cognitivo e névoa mental
O post Veja como funciona a verificação de idade com selfie que as redes sociais vão exigir apareceu primeiro em Jornal Opção.
