Мы в Telegram
Добавить новость
103news.com
World News in Portuguese
Февраль
2023

Luciano Oliveira: “Não venho aqui para fazer oposição ao governador Wanderlei Barbosa”

0

Deputado anuncia que vai para a base sem contrariar a orientação do partido, que o deixou livre para atuar

O deputado Luciano Oliveira (PSD) é um dos oitos parlamentares estreantes no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Ele foi eleito pela oposição, na chapa encabeçada pelo senador Irajá Abreu (PSD), mas já se autodefine como governista. “Eu não venho aqui para fazer oposição ao governo do Estado. Nós temos de olhar realmente as coisas que estão voltadas para as pessoas menos favorecidas, aquelas pessoas mais humildes. E é isso que estou trabalhando a partir de hoje, agora sendo empossado deputado”, pontua o novo parlamentar.

Ele anunciou que pretende articular uma bancada na Assembleia Legislativa para atuar em defesa do homem do campo – o produtor rural, mas também o agricultor familiar. “Eu sei que nosso governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem compromisso de ajudar a desenvolver desde a agricultura familiar até o agronegócio. Eu represento essa bandeira, como pecuarista que sou, como produtor, como homem do campo. Vou articular aqui na Assembleia uma frente parlamentar para atuar em defesa não apenas do homem do campo, mas de todo o povo do Tocantins”, declara.

Tocantinense de Colmeia e criado em Goianorte, Luciano Oliveira tem 41 anos e é um agropecuarista formado em Pedagogia. Em 2012, foi eleito prefeito de Goianorte, a 256 quilômetros de Palmas, com mais de 60% dos votos válidos. Foi reeleito em 2016, com 72% do total. Em 2020 elegeu o sucessor e ganhou força para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Se conseguiu mudar a realidade de uma cidade, poderia ajudar a mudar a realidade de uma região – esse foi o mote da campanha que o levou a conquistar mandato de deputado, tendo saído de um município pequeno com pouco mais de 4 mil eleitores. 

Nesta entrevista exclusiva ao Jornal Opção, o deputado fala sobre os desafios de efetivar as promessas de campanha, mudar a realidade da região centro-oeste do Estado a partir da representação na Assembleia Legislativa. O deputado prevê que com sua posse vai ser possível mostrar todo o potencial de uma região que estava desassistida. A entrevista foi concedida na quarta-feira, 1º, no plenário da Assembleia Legislativa, logo após a eleição da mesa diretora da Casa.  

Como foi este dia para o sr., estreando no Parlamento estadual?

Foi um dia de grande importância. Graças a Deus estou tendo esta oportunidade que o povo do Tocantins me concedeu. Venho de um município pequeno, não chega a 6 mil habitantes, com 4,3 mil eleitores. É um colégio eleitoral pequeno, mas, graças a Deus e graças ao povo do Tocantins, tive essa confiança para representar todo o Estado. Estou agora aqui, neste momento ímpar, empossado deputado estadual para trabalhar por todo o povo e dar mais segurança para nossa região, bem como mostrar o nosso potencial da região centro-oeste do Tocantins, que estava muito desassistida por parte do Parlamento estadual.

Como prefeito, sei falar das dificuldades enfrentadas naqueles municípios da nossa região

Como sua experiência de prefeito de Goianorte pode ajudar em sua atuação na Assembleia Legislativa?  

Sei falar das dificuldades enfrentadas por aqueles municípios da região centro-oeste e do Vale do Araguaia. Estive à frente da prefeitura no período de 2013 a 2020. Fui prefeito eleito para o primeiro mandato em 2012 e reeleito em 2016 com que 80% dos votos, fiz a sucessor e isso me credenciou a vir disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Então, quero retribuir todo o apoio que recebi. Aqui no Parlamento vamos lutar incansavelmente, defender as causas de nosso povo, de nossa gente, das pessoas mais humildes que precisam de atendimento em saúde, educação, assistência social e serviços públicos de qualidade.

O sr. já tem ideia de como articular forças para fazer aprovar projetos que atendam às demandas da sua região?    

Eu sei que nosso governador Wanderlei Barbosa tem compromisso de ajudar a desenvolver desde a agricultura familiar até o agronegócio. Eu, que represento esta bandeira, como pecuarista que sou, como produtor, como homem do campo, vou articular aqui na Assembleia uma frente parlamentar para atuar em defesa não apenas do homem do campo, mas de todo o povo do Tocantins.

O sr. foi eleito com o discurso de que a região centro-oeste seria bem diferente se tivesse um representante atuante no Parlamento estadual. Por onde o sr. pretende começar?

Como deputado, já tenho feito um levantamento sobre a situação de trafegabilidade das nossas rodovias, das TOs que cortam nosso Estado, principalmente toda a nossa região do Médio Araguaia e do Vale do Araguaia. Estamos levantando todas as demandas para junto ao governo apresentar os requerimentos que possam dar uma melhor condição para nossas rodovias. Uma melhor trafegabilidade para que nossos produtores rurais tenham condições de escoar a sua produção de forma ágil, com rapidez, e que não sofram com tantos transtornos com a logística de transporte. Eu sei que essa vai ser uma das bandeiras principais da minha atuação aqui na Assembleia Legislativa, mas também quero ter um olhar para nossa agricultura familiar, esses pequenos produtores que estão muitas vezes esquecidos. Pretendemos buscar junto à Secretaria da Agricultura, o Ruraltins, a Faet [Federação da Agricultura do Estado do Tocantins], projetos de capacitação no sentido de melhorar a produtividade e a rentabilidade para o sustento das famílias.

Como o sr. avalia o encaminhamento do governador Wanderlei Barbosa pelo qual se definiu a BR-010 como uma das prioridades para o Tocantins junto ao governo federal?

É uma obra que contribui para o fortalecimento do agronegócio e que traz riqueza para o Tocantins. Uma obra fundamental. Precisamos garantir a efetivação não apenas da BR-010, mas também da BR-235 e de TOs que trazem, com certeza, um maior desenvolvimento e crescimento para nosso Estado. Nós aqui, representando o setor produtivo no Parlamento, com certeza vamos dar maior segurança para o nosso governo de modo a desenvolvermos não só nessa área, como em todos os segmentos.

Tudo que vier ao encontro dos interesses das famílias do Tocantins temos de estar a favor

O sr. foi eleito numa chapa de oposição, liderada pelo senador Irajá Abreu. Que postura pretende adotar no plenário da Assembleia Legislativa? 

A eleição ficou no dia 2 de outubro. Tudo o que vier ao encontro dos interesses das famílias do Tocantins, temos de estar a favor. Eu não venho aqui para fazer oposição ao governo do Estado. Nós temos de olhar realmente as coisas que estão voltadas para as pessoas menos favorecidas, aquelas pessoas mais humildes. E é isso que estou trabalhando a partir de hoje, agora sendo empossado deputado, olhando a questão dos hospitais regionais, que foi uma das bandeiras principais da nossa caminhada rumo ao Legislativo estadual, para que o Estado possa oferecer um serviço de saúde de qualidade ao nosso povo. Tenho um compromisso também com a educação. Queremos acompanhar e sugerir melhoria em nossas escolas, olhar para o ensino e a aprendizagem de nossas crianças buscando garantir oferecimento de educação de qualidade. Isso, entendo, que é trabalhar de mãos dadas com o governo, juntos para que possamos, sobretudo, disponibilizar políticas públicas de proteção às pessoas vulneráveis. Vou estar ao lado do governador em tudo que for para o bem-estar das famílias tocantinenses.

O sr. não teme retaliações por parte da direção estadual do PSD, já que o presidente do partido, senador Irajá Abreu, mantém postura crítica ao governo Wanderlei Barbosa?

Tenho conversado com o presidente do partido. Ele deixou a gente à vontade. Disse: você siga o melhor rumo, o melhor caminho, e que seja ao encontro do que é melhor para o Estado, olhando para o todo, toda a coletividade. É nesse sentido que estamos pleiteando o exercício deste mandato que coloco a serviço de transformar a vida das pessoas. Estou movido pela vontade de acertar.

Todos os deputados concordaram e entenderam a necessidade de fazermos as duas eleições

Os deputados acabam de participar de duas eleições. Elegeram as mesas diretoras da Casa para os dois biênios subsequentes por unanimidade, como nunca se viu neste Parlamento. Como o sr. avalia esse resultado. Foi especifico desta eleição ou representa a postura da Casa na relação com o governo?

Eu vejo que é resultado de um grande diálogo por parte do Executivo na relação com o Parlamento estadual. Chegamos a um entendimento. Elegemos nosso presidente, deputado Amélio Cayres (Republicanos), para o primeiro biênio e – com uma PEC que foi aprovada no ano passado, e que temos de respeitar – por unanimidade foi o resultado das duas eleições, 24 votos para Amélio Cayres, no 1º biênio, como para o deputado Leo Barbosa (Republicanos), para o 2º biênio. Não vi dificuldade nenhuma. Todos os pares concordaram e entenderam a necessidade de fazermos essas duas eleições no mesmo período. Então, acatamos por unanimidade essas duas eleições para a mesa diretora da Casa.





Губернаторы России
Москва

Собянин: внимание Путина к Москве дорогого стоит





Москва

Одна из целей неофашистского Азербайджана - уничтожение Христианства


Губернаторы России

103news.net – это самые свежие новости из регионов и со всего мира в прямом эфире 24 часа в сутки 7 дней в неделю на всех языках мира без цензуры и предвзятости редактора. Не новости делают нас, а мы – делаем новости. Наши новости опубликованы живыми людьми в формате онлайн. Вы всегда можете добавить свои новости сиюминутно – здесь и прочитать их тут же и – сейчас в России, в Украине и в мире по темам в режиме 24/7 ежесекундно. А теперь ещё - регионы, Крым, Москва и Россия.

Moscow.media
Москва

Собянин фразой «ходят слухи словно мухи» прокомментировал уход замов в кабмин



103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. 103news.com — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости

Филипп Киркоров

«Попрошайка»: Киркоров унизил Успенскую в эфире шоу




Спорт в России и мире

Алексей Смирнов – актер, которого, надеюсь, еще не забыли

Канье Уэст летом выступит с концертом в России

В Москве в 12-й раз пройдет фитнес-фестиваль «ФитЭкспо 2024»

В 6-м туре женского «командника» в Сочи шахматная сборная Москвы разгромила краснодарок, а «Сима-ленд» справилась с Татарстаном


WTA

WTA огорчила Елену Рыбакину после турнира в Мадриде



Новости Крыма на Sevpoisk.ru


Минск

Лукашенко: Белоруссия реагирует на обострение обстановки вблизи границ страны



Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России